O ciclo PDCA, foi desenvolvido por Walter A. Shewart na década de 20, mas começou a ser conhecido como Ciclo de Deming em 1950, por ter sido amplamente difundido por este. É uma técnica simples que visa o controle do processo, podendo ser usado de forma contínua para o gerenciamento das atividades de uma organização.
O ciclo PDCA é um método que visa controlar e conseguir resultados eficazes e confiáveis nas atividades de uma organização. É um eficiente modo de apresentar uma melhoria no processo. Padroniza as informações do controle da qualidade, evita erros lógicos nas análises, e torna as informações mais fáceis de se entender. Pode também ser usado para facilitar a transição para o estilo de administração direcionada para melhoria contínua.
O conceito do Ciclo evoluiu ao longo dos anos vinculando-se também com a idéia de que, uma organização qualquer, encarregada de atingir um determinado objetivo, necessita planejar e controlar as atividades a ela relacionadas
É a técnica que melhor representa o ciclo de gerenciamento de uma atividade.
O Ciclo PDCA compõe o conjunto de açõesem seqüênciadada pela ordem estabelecida pelas letras que compõem a sigla: P (plan: planejar), D (do: fazer, executar), C (check: verificar, controlar), e finalmente o A (act: agir, atuar corretivamente; ou Melhoria).
A utilização do Ciclo PDCA promove o aprendizado contínuo dos processos.
Isto repercute positivamente na tomada de decisão da parte do gestor, pois favorece a obtenção de informações oportunas e confiáveis durante a execução do projeto.
Portanto, ao enfrentar dificuldades na execução de uma atividade do projeto:
Identificar o problema (PLAN): coletar dados e definir plano de ação.
Por em prática o plano de ação (DO): resolver o problema.
Verificar e analisar os resultados obtidos (CHECK).
Refletir sobre as causas dos desvios e tomar as ações corretivas (ACT). Ou avaliar em quais pontos podemos melhorar a fim de obter melhores resultados no processo ou atividade.
A aplicação do Ciclo PDCA a todas as fases do projeto leva ao aperfeiçoamento e ajustamento do caminho que o empreendimento deve seguir .
Mesmo os processos considerados satisfatórios são passíveis de melhorias: o mundo evolui constantemente!
A introdução de melhorias gradativas e contínuas aos processos só tendem a agregar maior valor aos resultados do projeto e a assegurar maior satisfação dos clientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário