Os projetos normalmente fazem parte de uma organização que é maior que o projeto.
Organização, como uma unidade ou entidade social, na qual as pessoas interagem entre si para alcançar objetivos específicos. Neste sentido, a palavra organização significa qualquer empreendimento humano moldado intencionalmente para atingir determinados objetivos. "Organização = Empresa = Entidade"
Organização, como função administrativa e parte integrante do processo administrativo. Neste sentido, organização significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer as relações entre eles e as atribuições de cada um.
Sistemas organizacionais
Organizações baseadas em projetos são aquelas cujas operações consistem basicamente de projetos. Essas organizações estão incluídas em duas categorias:
- Organizações cuja receita é obtida principalmente da realização de projetos para terceiros sob contrato.
- Organizações que adotaram o gerenciamento por projetos. Essas organizações normalmente possuem sistemas de gerenciamento instalados para facilitar o gerenciamento de projetos.
As organizações não baseadas em projetos com freqüência podem não ter sistemas de gerenciamento projetados para dar suporte às necessidades dos projetos de modo eficiente e eficaz. A ausência de sistemas orientados a projetos normalmente dificulta o gerenciamento de projetos. Em alguns casos, as organizações não baseadas em projetos terão departamentos ou outras subunidades que operam como organizações baseadas em projetos com sistemas para dar suporte a eles. A equipe de gerenciamento de projetos deve estar ciente de como a estrutura e os sistemas da sua organização afetam o projeto.
Cultura organizacionalA maior parte das organizações desenvolveu culturas exclusivas e descritíveis.
- Normas, crenças, expectativas e valores compartilhados
- Políticas e procedimentos
- Visão das relações de autoridade
- Ética e Conduta do trabalho
Estrutura organizacionalA estrutura da organização executora geralmente limita a disponibilidade de recursos em um espectro de uma estrutura funcional a uma estrutura por projeto, com diversas estruturas matriciais intermediárias.
A organização funcional clássica é uma hierarquia em que cada empregado possui um superior bem definido. Os empregados são agrupados por especialidade, como produção, marketing, engenharia e contabilidade, no nível superior.
Na extremidade oposta do espectro, está a organização por projeto. Em uma organização por projeto, os membros da equipe geralmente são colocados juntos. A maior parte dos recursos da organização está envolvida no trabalho do projeto e os gerentes de projetos possuem grande independência e autoridade.
As organizações matriciais são uma combinação de características das organizações funcional e por projeto. As matrizes fracas mantêm muitas das características de uma organização funcional e a função do gerente de projetos é mais parecida com a de um coordenador ou facilitador que com a de um gerente. De modo semelhante, as matrizes fortes possuem muitas das características da organização por projeto, e podem ter gerentes de projetos em tempo integral com autoridade considerável e pessoal administrativo trabalhando para o projeto em tempo integral. Embora a organização matricial balanceada reconheça a necessidade de um gerente de projetos, ela não fornece ao gerente de projetos autoridade total sobre o projeto e os recursos financeiros do projeto.
MATERIAL SOBRE DEPARTAMENTALIZAÇÃO: Estrutura das organizações tradicionais e inovadoras.
O
Organograma é a representação gráfica da estrutura organizacional.
Quer fazer um organograma bem feitinho no Office?Microsoft Organization Chart 2.0 (Office 2003):
http://download.microsoft.com/download/D/0/9/D09F6E71-D39C-41DF-8DCF-89F655266CEE/msoc2.exeMais informações:
http://office.microsoft.com/en-us/assistance/HA011402441033.aspx
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