O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos.
Gerenciamento de projetos abrange dois desafios principais:1) Desempenho efetivo das funções gerenciais para obter um resultado sob severas restrições
2) Administrar um sistema temporário dentro de outro permanente
ESCOPO:
- As características e funções que descrevem um produto, serviço ou resultado.
- O trabalho que deve ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com as características e funções especificadas.
O gerente de projetos é a pessoa responsável pela realização dos objetivos do projeto.
Mas... ele NÃO é o único responsável pelo SUCESSO ou FRACASSO dos projetos; todos os envolvidos (partes interessadas) são também responsáveis quando um projeto é bem sucedido ou não. Certamente, ele será o primeiro a ser questionado sobre as falhas ou práticas de sucesso, mas lembrando ele não pode ser responsabilizado por tudo.
Os gerentes de projetos freqüentemente falam de uma “restrição tripla”— escopo, tempo e custo do projeto—no gerenciamento de necessidades conflitantes do projeto. A qualidade do projeto é afetada pelo balanceamento desses três fatores.
Projetos de alta qualidade entregam o produto, serviço ou resultado solicitado dentro do escopo, no prazo e dentro do orçamento. A relação entre esses fatores ocorre de tal forma que se algum dos três fatores mudar, pelo menos um outro fator provavelmente será afetado.
Gerenciar um projeto inclui:
- Identificação das necessidades
- Estabelecimento de objetivos claros e alcançáveis
- Balanceamento das demandas conflitantes de qualidade, escopo, tempo e custo
- Adaptação das especificações, dos planos e da abordagem às diferentes preocupações e expectativas das diversas partes interessadas.
Um projeto, objetivo, meta ou ação deve ser SMART:
eSpecífico
Mensurável
Atingível/ Alcançável
Realista (Realizável)
Temporal
Nenhum comentário:
Postar um comentário