Principais Documentos do Projeto
Existem três documentos principais descritos no Guia PMBOK® e cada um deles possui um objetivo específico:
- Termo de abertura do projeto: Autoriza formalmente o projeto.
- Declaração do escopo do projeto: Determina qual trabalho deverá ser realizado e quais entregas precisam ser produzidas.
- Plano de gerenciamento do projeto: Determina como o trabalho será realizado. O plano de gerenciamento do projeto é formado pelos planos e documentos gerados pelos diversos processos. Esses itens são os planos e componentes auxiliares do plano de gerenciamento do projeto.
Termo de Abertura do Projeto
O termo de abertura do projeto é o documento que autoriza formalmente um projeto.
O termo de abertura do projeto concede ao gerente de projetos a autoridade para aplicar os recursos organizacionais nas atividades do projeto. Um gerente de projetos é identificado e designado o mais cedo possível no projeto. O gerente de projetos sempre deve ser designado antes do início do planejamento e, de preferência, enquanto o termo de abertura do projeto
estiver sendo desenvolvido.
Não é o Gerente de Projetos quem autoriza o Termo de Abertura de Projeto.
O Processo
Desenvolver o termo de abertura do projeto - desenvolvimento do termo de abertura do projeto que autoriza formalmente um projeto ou uma fase do projeto.
Entradas:
1) Contrato (quando aplicável) Um contrato da organização contratante do cliente é uma entrada se o projeto está sendo realizado para um cliente externo.
2) Declaração do trabalho do projeto: A declaração do trabalho (DT) é uma descrição dos produtos ou serviços que serão fornecidos pelo projeto.
3) Fatores ambientais da empresa: Durante o desenvolvimento do termo de abertura do projeto, devem ser considerados todos e quaisquer sistemas e fatores ambientais da empresa que cercam e influenciam o sucesso do rojeto.
4) Ativos de processos organizacionais: Durante o desenvolvimento do termo e abertura do projeto e da documentação subseqüente do projeto, todos e quaisquer ativos usados para influenciar o sucesso do projeto podem ser btidos a partir dos ativos de processos organizacionais. Todas e quaisquer organizações envolvidas no projeto podem ter políticas, procedimentos, planos e diretrizes formais e informais cujos efeitos devem ser considerados. Os ativos de processos organizacionais também representam o aprendizado e o conhecimento das organizações obtidos de projetos anteriores.
Saída: Termo de Abertura do Projeto
Ferramentas e Técnicas
1) Métodos de seleção de projetos: Os métodos de seleção de projetos são usados para determinar qual projeto a organização selecionará. Esses métodos estão normalmente incluídos em duas categorias amplas:
- Métodos de medição de benefícios que são abordagens comparativas, modelos de pontuação, contribuição de benefícios ou modelos econômicos.
- Modelos matemáticos que usam algoritmos de programação linear, não-linear, dinâmica, inteira ou multiobjetivo.
2) Metodologia de gerenciamento de projetos: Uma metodologia de gerenciamento de projetos define um conjunto de grupos de processos de gerenciamento de projetos, seus processos relacionados e as funções de controle relacionadas que são consolidados e combinados para formar um todo unificado funcional.
3) Sistema de informações do gerenciamento de projetos: O sistema de informações do gerenciamento de projetos (SIGP) é um conjunto padronizado de ferramentas automatizadas disponível dentro da organização e integrado a um sistema.
4) Opinião especializada: A opinião especializada é freqüentemente usada para avaliar as entradas necessárias para desenvolver o termo de abertura do projeto. Está
disponível a partir de diversas fontes, inclusive:
- Outras unidades dentro da organização
- Consultores
- Partes interessadas, inclusive clientes ou patrocinadores
- Associações profissionais e técnicas
- Setores.
O termo de abertura do projeto, diretamente ou referenciando outros documentos, deve abordar as seguintes informações:
- Requisitos que satisfazem as necessidades, desejos e expectativas do cliente, do patrocinador e de outras partes interessadas
- Necessidades de negócios, descrição de alto nível do projeto ou requisitos do produto para o qual o projeto é realizado
- Objetivo ou justificativa do projeto
- Gerente de projetos designado e nível de autoridade atribuída
- Cronograma de marcos sumarizado
- Influência das partes interessadas
- Organizações funcionais e sua participação
- Premissas organizacionais, ambientais e externas
- Restrições organizacionais, ambientais e externas
- Caso de negócios justificando o projeto, incluindo o retorno sobre o investimento
- Orçamento sumarizado.
O Termo de Abertura do Projeto também é conhecido como Project Charter. Veja um Modelo no Link abaixo:
http://cid-3d49c1173ce8b860.skydrive.live.com/self.aspx/Material/Projetos/TAP.doc
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